A Microsoft, apresentou pela primeira vez
na GDC
2014, as novidades do DirectX 12. E elas impressionaram. Pela
primeira vez uma API permitirá um controle tão poderoso do hardware aos
desenvolvedores, levando os aplicativos mais próximos “ao metal” do que nunca.
Segundo a Microsoft, as GPUs
vem evoluindo de forma muito mais rápidas que as CPUs. Com isso, as diferenças
entre esses dois componentes acabaram ficando grandes. Esse é o maior desafio
tanto para a Microsoft quanto para os desenvolvedores.
Os desenvolvedores, inclusive, há um
bom tempo vem solicitando uma API desse tipo. Algo que seja “estilo console” e
permita aos desenvolvedores ter mais controle de o que está sendo projetado.
Com isso, o novo DirectX 12 chega para eliminar gargalos entre os aplicativos e
a GPU, garantindo mais eficiência aos projetos.
A nova versão da API é mais eficiente
por trazer um nível de abstração de hardware muito menor, permitindo que os
jogos possam melhorar significativamente o dimensionamento multitarefa da
utilização da CPU. Além disso, os jogos
poderão ser beneficiados com redução da sobrecarga da GPU através de novos
recursos.
Para permitir que isso seja possível, a
Microsoft está disponibilizando ferramentas poderosas aos desenvolvedores.
Através disso, será possível tirar proveito de todas as novidades do novo
sistema.
Menos
sobrecarga no processador
Durante a apresentação, a Microsoft
exibiu uma comparação de desempenho entre o DirectX 11 e o DirectX12. Para
isso, ela trouxe duas versões otimizadas do 3DMark, um dos aplicativos de benchmark mais
utilizados no mundo. O resultado impressionou: na nova API, a utilização do
primeiro núcleo da CPU caiu cerca de 50%, veja as imagens, a primeira com o
DirectX 11 e a segunda com o DirectX 12:
A
apresentação também contou com uma versão customizada do game Forza Motorsport
5, jogo de Xbox One convertido para a nova
API da Microsoft. O tech demo mostrou o título rodando em um PC com
uma GeForce GTX Titan Black em resolução Full HD a 60 quadros por segundo sem
perder desempenho.
(Fonte da imagem: Reprodução/MSDN)
Compatível
com as placas atuais
A maior
novidade fica por conta da compatibilidade do DirectX 12. O medo de muitas
pessoas era precisar adquirir uma nova placa de vídeo com suporte à tecnologia.
Felizmente, a Microsoft já anunciou que a nova API deve ser compatível com
todas as placas de vídeo existentes atualmente no mercado que sejam compatíveis
com o DirectX 11.
Isso
inclui todas as placas da NVIDIA das
arquiteturas Fermi, Kepler e Maxwell, ou seja, a maioria dos modelos GTX 400
para cima. Da parte da AMD, a compatibilidade se estende aos
modelos da série Radeon HD 5000 pra cima.
A Intel
também declarou que os seus chips gráficos também devem ser compatíveis com a
nova API, incluindo os processadores de quarta geração que trazem o Intel Iris
Graphics. Ou seja, se você comprou uma placa de vídeo nos últimos dois anos, a
probabilidade de o seu computador já ser compatível com o DirectX 12 é bem
grande.
O DirectX
mais compatível de todos
E as
novidades não param por aí. Segundo a Microsoft, o DirectX 12 será lançado para
diversas plataformas diferentes, incluindo PC, smartphones, tablets e até mesmo
o Xbox One. A nova API, inclusive, deve
permitir ao console da Microsoft um desempenho muito superior ao que ele
apresenta atualmente através do DirectX 11.
Quem vai
garantir o suporte do DirectX 12 aos dispositivos móveis é a Qualcomm que afirmou, também
durante o evento, a compatibilidade dos processadores Snapdragon com a nova
API.
(Fonte da imagem: Reprodução/PC Perspective)
Segundo a empresa, o DirectX 12 vai
proporcionar um gerenciamento de energia muito mais eficiente aos dispositivos,
ao mesmo tempo em que deve aumentar o desempenho das aplicações. Para
completar, games desenvolvidos para PC e Xbox One poderão ser facilmente convertidos para as
plataformas móveis.
fonte:tecmundo
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